HISTÓRICO DO COLÉGIO BOM JESUS DOS MILAGRES

O CBJM é um Colégio confessional católico comunitário não só por sua conformação jurídico-administrativa mas, especialmente, pelo fato de possuir um legado cultural e histórico em que interesses e ideias são codificados numa filosofia própria, aberta à comunidade na qual se insere, primando pelo respeito, amizade, criatividade e disciplina de seus estudantes.

O seu surgimento remonta ao esforço do Padre alemão Franciscano Frei Calixto, o qual acreditava que a educação pusesse ser um elemento importante para a emancipação da comunidade paroquial. Assim, após a Ordem Franciscana construir a Igreja do Senhor bom Jesus dos Milagres, edificou o Colégio Bom Jesus dos Milagres, que recebeu o registro da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, sendo fundado no dia 20 de março de 1966. As aulas tiveram início nesse mesmo dia de sua fundação.

O nome do Colégio Bom Jesus dos Milagres tem sua justificativa no contexto pastoral, sendo uma homenagem à Igreja matriz que leva o mesmo nome. Desde sua fundação, o CBJM oferta a Educação Básica, na etapa do Ensino Fundamental de nove anos regulamentada pela Lei Nº 11274/2006, PL 144/2005, em atendimento à Lei 11.114/2005, Parecer CNE/CEB Nº 6/2005, Resolução CNE/CEB Nº 3/2005, Parecer CNE/CEB Nº 18/2005.